Uma questão criativa:
Ouvimos e vemos diariamente o termo inovação, principalmente no mundo dos negócios. A primeira impressão é que a inovação está diretamente ligada à tecnologia, mas não é bem assim.
Na realidade, inovação significa criar algo novo, e está ligada ao campo das ideias, ou seja, à criatividade e ao processo criativo.
![]() |
Colagem: Necio Laffin |
Foi assim que criei a minha própria roda da inovação, e destaquei três abordagens interessantes para reflexão:
1)Uma forte motivação: isso precisa ser interno, intrínseco, desconsiderar as fontes externas. É fundamental ter coragem para mudar o "status quo", ser persistente, e melhorar o que pode ser melhorado.
2)Liberdade de escolhas: os resultados vem das escolhas, que são geralmente originadas no propósito de vida, e em tempos de excessos, é preciso saber escolher o que deixar de fora, mas ter a consciência do aprendizado contínuo.
3)Imaginação em ação: também é a capacidade de sonhar, ter a esperança no melhor, se juntar aos que sonham os mesmos sonhos, assim a jornada fica mais leve.
Olhando pelo ponto de vista empreendedor, para ser considerada inovação uma ideia precisa ser implantada, trazer resultados e gerar lucro. Nisso tudo sempre existem os desafios, viver é um desafio.
Nesses desafios é fundamental entendermos que fazemos parte do processo, e que não vamos entender tudo, nosso papel é seguir criando e inovando.
Como dizia o filósofo Heráclito "panta rei" tudo flui...
